domingo, 24 de dezembro de 2017

CAMARA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ

Conta de 02 de março de 1955 a ata da primeira sessão do Poder Legislativo de Cerro Corá, é o primeiro registro encontrado sobre a instituição. O documento daquele dia instala a primeira legislatura cerro-coraense, apesar de não fazer referência à posse dos vereadores.
Inicialmente a Câmara Municipal funcionava no prédio da Prefeitura, onde também se instalava o fórum. A sala destinada à vereança ostentava inscrições em latim, tais como “non judicatus, sedjudicaturusproficiamjudicantibus” e, segundo relatos, a divisória entre os dois poderes municipais era feita com material compensado.
A emancipação do Poder Legislativo Municipal só ocorreu em março de 1979. Para essa conquista, o então vereador Lourival Libâneo de Melo, presidente da casa na época, teve papel crucial nessa luta. Naquele momento, Cerro Corá vivia o primeiro mandato do Prefeito João Batista de Melo Filho, com quem Lourival travou acirradas discussões para que o intento fosse efetivado. Só a partir de então é que a Câmara ganhou Sede Própria, fato que fez de Cerro Corá um dos primeiros municípios do interior do estado a conseguir a autonomia da Câmara Municipal.
Setenta e dois vereadores já passaram pela Câmara Municipal de Cerro Corá desde a sua 1ª Legislatura, incluindo-se neste grupo os cinco novatos eleitos em 2012 para assumir mandato até 2016: José Erivanaldo de Albuquerque, Valderi Joaquim Borges, Everaldo Araújo de Lima, José Medeiros de Araújo e Álvaro Melo. Da 14ª permanecem nos cargos Francisco Aldo Maciel, Manoel José de Maria, Evilásio de Medeiros Bezerra e Maria das Graças de Medeiros Oliveira, única mulher da atual legislatura. 
FONTE - SOTE DA PREFEITURA DE CERRO CORÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

Minha lista de blogs